quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Desenvolvimento da Oficina

Iniciamos a oficina pela manhã com a professora Sonia, no pólo de apoio nos alojamos em uma sala com varias carteiras que transformamos em uma grande mesa.

Antes de iniciarmos a confecção a professora Sonia nos esclareceu algumas questões referentes ao material encontrado para compra e o que foi solicitado.

Todos munidos de suas mascaras mortuárias damos inicio ao processo.

No primeiro momento é preciso verificar se o molde positivo esta bem nivelado , este deve ficar a 90 ª graus da mesa. O ajuste do nível da mascara pode ser feito com a massa de modelar.




Vamos agora fazer o “molde” da mascara com massinha de modelar aplicando –a sobre a mascara mortuária, como o caráter da confecção esta vinculado a uma mascara zoomórficas a grande maioria dos participantes optaram por confeccionar um animal. Como alguns não tinham lindo o texto sugerido a professora Sonia abriu um exceção e para que estes fossem confeccionados sem estar vinculados ao texto. Passando a ser um trabalho livre.

Nesta etapa transformamos um desenho bidimensional e uma modelagem tridimensional, adaptando o desenho previamente estudado no molde positivo.

Obs: É importante tomar cuidado, pois quanto mais saliências tiver a modelagem mais complicada fica a mascara.




Após a modelagem com a massinha, deve –se impermeabilizar com vaselina em pasta todo o molde positivo, utilizar com se estivesse untando dota a área de trabalho.

Partimos agora para a aplicação da tela engoma

da (de florista), esta é utilizada para dar maior sustentação e suporte ao trabalho. Ela é aplicada antes de iniciar o processo de em

papelamento.



Para a fixação da tela umedecemos a tela com água utilizando um pincel, ela ficou maleável vindo a aderir na modelagem esta foi presa com pinos em locais de saliências e reentrâncias. A tela pode ser cortada e ajustada de ac

ordo com a modelagem.


Obs: o empapelamento também pode ser feito direto no molde bem impermeabilizado, porém a mascara terá menor durabilidade.






Após a tela secar retiramos os pinos para dar inicio ao processo de empapelamento.

Processo de empapelamento:.

Para a realização desta etapa, primeiramente preparamos a cola coloquei em um pode adequado e fui adicionando água até ficar na consistência de leite. Em seguida rasguei vários pedaços o papel higiênico.

Passei uma demão da cola com água (na consistência de leite) sobre o molde e comecei a aplicar o papel higiênico, fixando com cola e com a ajuda de um pincel macio , até que toda a superfície ficou preenchida.

São necessárias a aplicação de três a quatro camadas no mínimo – estas devem ser no intervalo de no mínimo duas horas para que seque e possa ser então aplicada a próxima camada.

O numero exato de camadas aplicadas vai depender do material que será utilizado para o acabamento . “Quanto mais pesado o material aplicado , mais grossa deve ser a camada de empapelamento, para sust

enta –lo.” (livro plataforma UAB/UNB).

Obs: Se a mascara tiver um grande nariz é preciso que este seja sustentado com um arame de florista entre as camadas.

É necessário que cada camada seque completamente, pois a mascara pode ficar úmida e mole.




Este é um processo que deve levar pelo menos 24 horas. Realizamos esta oficina em um curto período de tempo, de um dia para o outro. Utilizamos para ajudar na secagem um secador de cabelo.

Combinamos com a professora Sonia de finalizar na mesma semana então algumas mascaras não secaram completamente , então trabalhamos com as que já tinham secado o que possibilitou realizar todas as etapas do processo de confecção com muito êxito. A professora Sonia compartilhou conosco muita informações e técnicas que enriqueceram muito a oficina. Como por exemplo, a realização de uma mascara de látex.

Após todas as camadas aplicadas e secas, retiramos a mascara do molde, com cuidado para que este não desmonte, pois servirá de suporte para as etapas de acabamento.

Retiramos do interior da mascara algum resquício de massinha presa, esta foi uma parte interessante, pois a mascara fica maleável e não perde seu formato.


Após este processo com a ajuda de um lápis, marcamos o lugar dos olhos, do nariz e da boca, fizemos os cortes necessários: boca, nar

iz e olhos, também igua

lamos a mascara para que fique igual em todos os ângulos reverentes.



O próximo passo foi o inicio da pintura. Utilizamos tinta acrílica, professora Sonia explicou a todos como deve ser o processo de pintura, (em um breve inicia –se pelos tons mais claros que dão luminosidade e escurece as partes de profundidade). Ela também explicou, os preceitos das cores primárias, secundárias, cores de contrates , técnicas orientais de pintura entre uma série de conhecimento que nos foi compartilhado.


Processo de pintura:







Mascara finalizada na oficina


Este foi um processo que precisa de dedicação, muito rico e que sem duvidas acrescentou muito no meu processo de aprendizagem. É fantástico pensar que uma mascara ganha vida no rosto de um ator, até mesmo no processo de confecção as vezes que estas tem vida própria e torna mágica esse experiência.


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