terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pesquisas para a produção das mascaras

Iniciando o processo de pesquisas para a confecção das mascaras da commedia dell’ arte.

Para a confecção das mascaras. Este esta sendo dedicado à realização do projeto prático de confecção de máscaras com inspiração na Commédia dell’arte. O que achei fantástico, porque adoro commedia dell’arte sempre admirei muito as mascaras e tinha muita curiosidade em descobrir seus significados, sua importancia dentro do contexto teatral e social. A parti daí nos foi sugerido um amplo trabalho de pesquisas e desenvolvimento pratico para a confecção das mascaras da Commedia.

Iniciamos pesquisando sobre o contexto histórico e conceitual da Commedia dell’ arte para a pesquisa e criação das mascaras.


Atividade: Tarefa Semana 5



A Commedia dell ' arte é uma forma de teatro de improviso que surgiu na Itália no século XVI como uma forma de "aperfeiçoamento" das farsas alteanas. Diferente da commedia erudita as representações da commedia dell’ arte partem do improviso do texto tendo apenas um arcabouço como indicador dos fatos “conseqüentemente as peças da commedia dell arte eram simples esboços” (1) sendo este improviso caracterizado pela liberdade e vitalidade da representação que fundou um novo estilo e linguagem para a representação do teatro cômica. Os locais das representações da Commedia dell’ Arte eram praças e ruas das cidades, em palcos rapidamente improvisados onde eram levados ao publico sátiras costumeiras e comportamentais que representavam "o grotesco de tipos segundo esquemas básicos de conflitos humanos" (2)

Os atores profissionais e dotados de muitos talentos assumiam personagens fixos que se dividiam em três categorias: Os Zanni que representavam o espírito da commedia dell’ arte, a classe social mais baixa; os enamorados –nobres representados por homens e mulheres dotados de elegância, beleza e graça; e os Vecchio (os velhos) de classe mais abastada, geralmente avarento e conservador.

As Mascarás na

Commedia dell’arte assume características zoomórficas remetendo –se ao mundo animal onde destaco característic

as físicas e comportamentais de:


Arlequino

Arlequino – Também conhecido com Arlequim, um zanni, um “Clown” (palhaço) proveniente de Bergamo. Sempre representado com uma mistura de esperteza e ingenuidade, acrobata, astuto, um empregado trapalhão, “que amiúde se resolve por inteiro na gula”, se encontra sempre no centro das intrigas, era a máscara mais popular, geralmente esta acompanhado por Brighella criado esperto sem muitos escrúpulos (primeiro zanni). Suas roupas inicialmente eram brancas mas com de tant

o ser consertada foi ganhando remendos coloridos dispostos de forma simétrica, em losangos, quadrados e trapézios. A mascara do Arlequino assume caráter zoomórfico sendo u

ma junção de macaco e gato "O ator que vestia está mascara dava saltos e pulinhos, articulan

do os braços e pernas com suavidade, e tempos em tempos, desfechava num grande e energético salto" (3)

Pulcinella


Pulcinella - tornou –se conhecido como: Polichinelo (França) Hanswurst (Alemanha), Toneelgek (Holanda), Kasperle(Aust

ria), Petrushka (Russia), Karagos (Turquia) e Punch na Inglaterra. Um dos mais antigos personagens, representante burlesco da classe trabalhadora de Nápoles. Criado simples, de caráter espirituoso, de abordagem melancólica, vulnerável e geralmente desfigurado, apresenta –se por vezes fingido e galhofeiro, caminha com pequenos passos bruscos. "Movendo- se como que esmagado por um saco, Pulcinell

a, com sua cabeça encaixada entre

os ombros, suas costas na qual impera a corcova, alarga os seus braços e agita- os com as asas como se quisesse encontrar em equilíbrio e volatilidade."(4) Seus gestos são amplos e populares, por vezes um imitador. Em seu discurso fala de si em terceira pessoa, não consegue guardar segredo. Arlecchino e Pulcinella tem fortes ligações sendo o estilo de linguagem o que os diferem, quando juntos estão sempre preocupados em roubar um o papel do outro. Utiliza - se de meia mascara com nariz longo e curvo que se assemelha ao bico de uma ave. (relacionado co

m um galo e com a pulcino italiano ou pinto).


Dottore Graciano (Doutore)


Dottore Graciano (Doutore) – Também conhecido como Dottore Balanzone – personagem extremamente verborrágico, falso erudito, que sabe tudo apoiado por sua ciência: a arrogância e a ignorância. Onde vemos por baixo de uma grande camada de gordura a insensatez da intelectualidade, frases repletas de erudição e pedantismo sem sentido, que resultavam em um rio de ciência inútil aparatosa, representando a crença atual exagerada na ciência e humanismo, estando sua caricatura bem ancorada a realidade daquele tempo fazendo ironia de intenção satírica sobre a vida cotidia

na, puxando a perna em cada crença estabelecida, a força anárquica em um mundo rígido e esquemático, com o humor típico, auto

– irônico sustentado pela comicidade do dialeto “bolonhês” representado nesta mascara que assume relações estreitas com o”charlatão”. Sempre com vestimentas pretas, usava um toca preta de advocacia da Bolonha, chapéu preto com abas largas, em geral é jurista, porém raramente um medico de medicina real , é o mais velho e rico dos vecchio, representado geralmente como traído, sem sucesso com as mulheres. Sendo uma das quatro maior

es mascaras da commedia dell’ arte. Sua mascara cobre apenas o nariz e a testa.


Pantalone (Magnífico


Pantalone (Magnífico) – Uma das figuras mais constantes dentro das comédias, sendo uma das principais mascaras dell’arte. Representante da burguesia, velho rico mercador de Veneza, uma figura esquia, geralmente avarento e conservador, arquétipo do velho – pão – duro, resmungão. “Sua figura é toda angulosa - nariz adunco, barba pontuda, sapatos com ponta levantadas”,(5) no entanto apresenta -se ágil, por vezes “saltitando e cantando em ritmo frenético junto com o zanni”, porém um tanto atrapalhão.Tem a postura fechada. Suas pernas são juntas, os pés ligeiramente abertos e os joelhos flexionados por causa da idade. Sua cabeça e seu quadril são para frente, deixando claro

que seu apetite sexual parte da cabeça”.(6)

Sua mascara apresenta uma carranca, risada de escárnio, olhos encovados, sobrancelhas e saliências frontais. "A mascara do Pantaleão ou magnífico é baseada no galo,peru e galinha."(7) "A movimentação do ator e seu andar imita os gestos mecânicos e esquizóides de um galo"(8) ..


Enamora dos


Enamorados Innamorati(Namorados)- Geralmente representados como personagens elegantes, homens e mulheres nobres, belos e cultos, não usavam mascaras, apaixonados, falavam com elegância em toscano literário, vestiam roupas da moda. A enamorada podia ser cortejada por dois pretendentes um velho e um jovem dentro do esquema da trama. Entre seus representantes temos Isabella a maior virtuose do século XVI.



Algumas Mascaras da Commedia dell Arte



Referencias Bibliográfica:

Livros:

SCALA, FLAMINIO__ Loucura De Isabella, A, E Outras Comedias Da Commedia Dell'arte . Editora: Iluminuras (5).

Commédia dell’Arte. Disciplina de Suporte Cênico. Disponível em: http://uab.unb.br/moodle/mod/book/view.php?id=34143 - Plataforma UAB/UNB.(3),(4), (7), (8).

Textos

O Teatro de auto - Afirmação. Mestre do Teatro. Pag: 191 (1), (2).

Sites:

Commedia Dell'arte. Grupo Moitará. Disponível em: http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/commedia.htm (6)

Acessado em 16 de Setembro de 2009.

Dario Fo. Disponível em: http://www.dariofo.it/ .Acessado em: 15 de Setembro de 2009.

Imagens:

Arlecchino. Disponível em: http://images.tribe.net/tribe/upload/photo/003/494/00349453-02a7-48d2-a30e-dba6b09d5de9 . Acessado em 14 de Setembro de 2009.

Pulchinella. Disponível em: http://www.carnivalofvenice.com/files/images/pulcinella.jpg . Acessado em 14 de Setembro de 2009.

Dottore. Disponível em: http://www.territorioscuola.com/wikipedia/?title=File:SAND_Maurice_Masques_et_bouffons_04.jpg . Acessado em 15 de Setembro de 2009.

Pantalone. Disponivel em: http://www.myoops.org/twocw/usu/Theatre_Arts/Understanding_Theatre/Pantalone01_1.jpg . Acessado em 16 de Setembro de 2009.

Enamorados. SCALA, FLAMINIO__ Loucura De Isabella, A, E Outras Comedias Da Commedia Dell'arte

Mascaras da Commedia dell’ arte: Disponível em: http://coletivoreligare.wordpress.com. Acessado em 15 de Setembro



Estou adorando conhecer um pouco mais desse universo magico que a commedia dell' arte representa. Conhecer seus tipos que atualmente ainda vigoram em nossa sociedade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário