sexta-feira, 2 de outubro de 2009

trabalho final - Mascara pronta e processo de confecção


Processo de Criação e excussão da Mascara.

No primeiro momento escolhia a personagem GATA do espetáculo “Saltimbanco” para a realização do projeto da mascara, posteriormente em grupo decidimos realizar um sorteio para a escolha dos personagens para cada integrante do grupo, para assim ser uma escolha em comum consenso, onde coincidentemente fui destinada a realizar a confecção da mascara da Gata que anteriormente já havia escolhido. Nesta reunião traçamos um cronograma de trabalho e decidimos a paleta de cores utilizadas no projeto da confecção das mascaras e o elemento de unidade do grupo. O grupo decidiu em utilizar as seguintes cores: Branco, preto, amarelo, vermelho e verde. Escolhemos com elemento de unidade a utilização da massa corrida.

Após este processo comecei um trabalho de pesquisas sobre as características desse animal que poderiam ser exploradas e realçadas. Estas pesquisas foram desenvolvidas através de sites na Internet, observação dos animais da vizinhança, a leitura do texto referente ao projeto e as referencias coletadas a partir de pesquisas realizadas sobre a caracterização zoomorficas dos personagens da Commedia dell’ Arte. Além das características físicas também procurei pontos relevantes no comportamento do animal que pudessem influenciar na expressão que quis representar na mascara.

Inicialmente realizei vários esboços a fim de alcançar uma melhor identificação entre proposta do trabalho, relação estética, linguagem do espetáculo e características zoomorficas da personagem.

Após este processo de pesquisas e testes com desenhos parti para a confecção pratica da mascara. Seguindo os procedimentos realizados na oficina com a professora Sonia Paiva: modelagem com massinha, impermeabilização do molde de massinha, aplicação da tela de florista, empapelamento e retirada da masca do molde de massinha; através desse procedimento confeccionei a mascara da personagem "GATA".

Agora com a mascara já pronta para a fase de pintura e acabamentos escolhi minha paleta de cores individual a partir das cores anteriormente escolhidas pelo grupo, procurei utilizar as cores matriz e tonalidades referentes a misturas das mesmas, que consistiu em: branco, preto, vermelho, tonalidades em cinza escuro, cinza claro e rosa. Onde utilizei o cinza escuro para a cor predominante da personagem, o cinza claro para realçar os detalhes mais pertinentes, o rosado para o focinho e boca e o branco para clarear, ressaltar detalhes e como característica de cor da pelagem do animal/ personagem.

Para a utilização do elemento de unidade do grupo (massa corrida) apliquei uma demão de massa na parte superior da mascara e para dar o efeito desejado passei um pente fino que fizeram riscos que deram sugestão de pelos assim alcançando a textura desejada e o senso estético escolhido por todos.

Todas as etapas descritas nessa tarefa desde a realização dos desenho/ esboços, confecção da mascara e sua finalização durou cerca de quatro dias. O resultado final ficou interessante e acredito ter alcançado a proposta do que foi sugerida na atividade e pelo grupo.


Processo de confecção da mascara.

Seguindo os procedimentos citados na oficina com a professora Sonia Paiva , confeccionei a mascara da personagem "GATA" Processo de confecção:



Modelagem com Massinha



Antes de aplicar a tela de florista é importante impermeabilizar o molde de massinha com vaselina em pasta.






Empapelamento



Mascara fora do molde de massinha , pronta para a fase de acabamentos.


Um comentário: