quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Várias formas de máscaras

Em toda a historia cultural do teatro encontramos como recurso presente as mascaras que certamente são importantes elementos de comunicação que representam entidades e tipos capazes de “transmitir a essência da vida de seu povo”. Existem vários tipos de mascaras de definições características especificas que assumem suas funções dentro do contexto de utilização, que propõem um estado de representação.O trabalho de confecção de uma mascara teatral não consiste apenas em conhecer a técnica mais sim em saber o contexto no qual esta está inserida, a época, suas relações com o espaço que será utilizada, estilo de linguagem da encenação, em fim uma serie de fatores que compõem particularidades que as tornam fundamentais com objeto dramático.

Dentro desse contexto o grupo Moitará desenvolve um séria pesquisa sobre os tipos de mascaras, suas formas de confecção, e a importância de sua utilização como objeto dramático e socialmente representativo.


Seguindo as definições do grupo Moitará sobre os tipos de mascaras temos:


Mascaras Larvárias


Correspondem as mascaras de rostos inacabados com formas simplificadas da figura humana, como o próprio nome diz um estagio embrionário, que remetem ao primeiro estágio do inseto. Nesta fase as máscaras começam a ter caráter, a esboçar personalidade. De jogo largo que normalmente é orientado pelo nariz, essas “fazem parte do grupo de mascaras inteiras e silenciosas que não permitem a voz, mas exprimem a essência da palavra falada através das ações”. (Moitará)



“As Larvárias foram introduzidas no universo teatral na década de 60 pelo francês Jacques Lecoq. Estas mascara

s nos remetem a um espaço poético e delicado”.

“As máscaras são fixas e geralmente maiores que o rosto do ator, com pequenos orifícios no lugar dos olhos. O campo visual fica reduzido e é preciso aguçar os outros sentidos para atuar”. (Fonte: Revista Veja).

Máscaras Expressivas

São mascaras de feições mais elaboradas representam tipos que pedem um gestual próprio com definições de caráter, que traduzem estados de ânimo e inspiram situações determinadas. Estas também pertencem à categoria das Máscaras silenciosas, onde a palavra esta oculta nas ações físicas do personagem.

Esta é uma mascara de “jogo mi

nucioso e objetivo e pode ser enrique

cido com a presença da contra- máscara, direção inversa ao caráter principal da Máscara”.(M

oitará)


Máscara Neutra

"A Mascar neutra é uma mascara sem expressão, de fisionomia simples e simétrica sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos”. A mascara neutra é o oposto da individualidade, pois ela se relaciona com todo o universo presente. Em si nada representa. Através dela o ator começa a

se perceber e aprender a desvencilhar -se de sua própria personalidade. Esta é uma mascara que não é “um personagem, é um estado que se apóia na calma e na perc

epção, fontes d

e vida para to

das as outras Máscaras” (Site: Moitará). Em uma mascara neutra percebe -se o ponto zero, onde o ator é um ser antes d

e qualquer definição.

“Trabalhar com mascara neutra leva o ator a perceber as nuanças entre o seu estado- matéria ou estado - objeto (estar), o seu estado orgânico (ser) e seu estado -racional(analisar, deduzir)” (1)



Meia – Máscara


A meia masca

ra ou mascara falante que cobrem apenas a parte superior do rosto. Estas já dispõem de caráter e está inserido em um cont

exto social, ou seja, “geralmente representam "tipos-fixos", podendo cond

ensar nelas vários personagens”.O jogo dramático desta mascara propõe ao ator encontrar uma voz , um gestual, um corpo qu

e se encaixe ao propósito do personagem e da situação “levando o texto para além do cotidiano”. (moitará)




Máscara Abstrata


“São máscaras inteiras d

e

formas geométricas, sem menção animal ou humana, que propõe ao ator um jogo acrobático e abstrato criado a partir das linhas de força da máscara, relacionando-se com o espaç

o”. (Moitará)

“As mascaras abstratas levam o personagem para algo além das qualidades sociais, enfatizam o movimento e suas formas são metafísicas”. (2)




Tipos Populares

São mascaras que representam "tipos" populares. Onde suas características busca assumir fisicalidade e a vocalidade, típica assim como seu contexto cultural.

Neste contexto “o grupo Moitará vem, dedicando-se a uma investigação inédita: elaborando a confecção de Máscaras de "tipos" brasileiros e codificando seu jogo a partir de suas características, fazendo alguns paralelos com os tipos-fixos da Commedia Dell'Arte.” (Moitará)



Referencias Bibliográficas
Livro
AMARAL, Ana Maria ___ Ator e Seus Duplos: Máscaras, Bonecos, Objetos, O
editora: Senac
Site :
http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/PesquisaFrame.htm.
Fonte das Imagens:
Mascaras Larvárias:
Disponíveis em:
http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/PesquisaFrame.htm
http://www.tepa.com.br/muraldotepa/larvarias/larvarias.htm
Mascaras Expressivas
Disponíveis em:
http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/PesquisaFrame.htm
Mascaras Neutras
Disponíveis em:
http://www.grupomoitara.com.br/h100_por.php?fid=23&anome=Máscaras&fseq=1&atnome=0&padrao=old&download=
Máscara Abstrata
Disponíveis em:
http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/PesquisaFrame.htm
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMLHyQwd5Np_W5mSu9WTN0oWjASaGAQC1lLMuTGkGTg8lsO8pfRjHb3kNwzs6RyP3ngbAmr9h0UwVXlFqCmmiMcPVsxlp-fqfYFdcXGHW1VANcesI3HHokBrgDP3nrPCdY5TYEA-SSHz4-/s200/ABSTRATA.JPG
Tipos Populares
http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/PesquisaFrame.htm



Um comentário:

  1. Meu nome é Jan filho de Malva gostei muito do trabalho comascara pena que moro em Aracaju Sergipe. Porque gosto de Arte e inclusive mexo com PHOTOSHOP, se eu tiver como fazer um curso dece pela internete poderia juntar os doi e fazer muitos trabalhos bem feitos aliando os dois. por falar no curso tem algu como este que seja vide aula ou mesmo aula pela internet?
    Att; jan > dandamdandam@hotmail.com

    ResponderExcluir