segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Descrição da Oficina - Como fazer a cópia do rosto

Como fazer uma Mascara Mortuária

Ministrada pela professora Luana Fonteles Ribeiro
Data de realização da oficina: 05/09/2009

O objetivo dessa oficina foi de apresentação da técnica para a confecção da mascara mortuária, ou seja fazer a cópia do rosto que dará o suporte no processo de confecção de uma mascara para que esta seja coerente a anatomia facial do ator, pois "a realização de uma mascara personalizada garante um encaixe perfeito no rosto que possibilita conforto para o ator que vai representar mascarado". (livro plataforma UAB/UNB)

Materiais necessários para o desenvolvimento do processo

Quantidade para uma máscara Mortuária

2 metros de plástico filme para enrolar os cabelos;
1 rolo de fita crepe dá para a turma;
Creme para passar no rosto: 1 pote dá para toda a turma;
Malha para fazer o contorno do rosto: uma tira de camiseta velha;
Panos para cobrir a mesa e a pessoa, travesseiro;
Alginato – material de moldagem dentária – 1 pacote dá para 2 pessoas;
1 vasilha de sorvete e um batedor (c olher de pau)para o alginato;
Vasilha de água ou 1 garrafa pet;
1 Canudo largo;
Atadura gessada ,1 pacote de 25 cm para cada pessoa;
1 Vasilha d’água;
Tesoura;
1 Caixa de papelão ou vasilha grande com areia para colocar o molde da máscara;
Gesso – em média 1,5 kg por pessoa;
1 Balde para fazer o gesso;
Facas e ferramentas para acabamento;
Cera em pasta incolor, 1 lata para turma


Desenvolvimento

Localização de um local apropriado: Inicialmente identificamos um local apropriado arejado e que oferece conforto aos participantes da oficina, pois este é um procedimento que exige cuidados e requer um tempo para a realização.

Procedimentos Iniciais

O primeiro procedimento realizado foi o isolamento dos p elos, utilizamos o filme plástico para cobrir os cabelos de modo a não deixa –los em contato com o produto a ser aplicado. Após esse processo passamos a vaselina ou creme facial em toda área do rosto que será trabalhada, pois estes lubrificam e permitem que o negativo que será gerado saia com maior facilidade.


Preparação e aplicação do alginato:


O próximo passo foi o preparo do alginato (material dentário) para a aplicação, sendo 1 medida de alginato para 3 medidas de água. O trabalho com o alginato é rápido e ágil é necessário colocar em um pote 1 medida do produto e ir adicionando as medidas de água fria em fio aos poucos batendo de forma ágil até estar na consistência de uma pasta. Esta pasta deve ser aplicada em toda superfície do rosto da pessoa que estiver fazendo o mortuário. Todo este processo deve ser realizado de forma ágil, antes que mude de cor pois o alginato seca rapidamente, tendo sempre cui

dado para não fechar as vias respiratórias da pessoa (o espaço para a respiração pelo nariz), pois o alginato cobrirá toda a face. Com uma tira larga da malha ( pode ser feita de camiseta velha) fazemos o contorno do rosto.

Antes da aplicação colocamos um apoio sob a cabeça e foi verificado se o rosto estava paralelo a mesa, colocamos uma toalha para não sujar a roupa.

Este processo foi desenvolvido em dupla. Enquanto uma pessoa bateu o alginato a outra derramou a água sobre ele.


Possível ocorrência durante este processo:

Se acontecer do alginato secar ou não der a quantidade necessária antes do termino da aplicação, pode ser feito mais uma porção que permite dar continuidade de onde parou.

Se por acaso a pessoa que estiver

recebendo o processo sentir insegurança. Tente acalma -la passando confiança, pois sei o que estou fazendo e domino esta técnica.

Não utilizamos musica, mais pode ser utilizada uma musica calma e tranqüilizante.


(Aplicando o Alginato )


Cobertura com atadura gessada:


No próximo passo é preciso prepara a atadura gessada: cortamos a atadura gessada em tiras, de vários tamanhos e larguras, sendo as menores e mais finas para a área do nariz, mais largas e compridas para a envolver o rosto e média para cobrir a superfície do rosto. Em uma vasilha com água molhamos a atadura, e aplicamos sobre o rosto do modelo( formando uma trama (vertical e horizontal) neste processo molhamos a mão com agua e passamos sobre a atadura para unificar a superfície onde acontecerá

o processo de cura do gesso. Sempre tomando cuidado para não tampar o nariz do modelo.


(Aplicando atadura gessada)



(rosto pronto com atadura gessada)

Após a cobertura com a atadura esperamos secar o que levou aproximadamente 20 minutos, para saber se esta pronto para a retirada do suporte do negativo é preciso verificar se esta dura se assim estiver pode ser retirado.


Retirando o molde

A professora Luana pediu para o modelo que estava deitado ficar sentado em 90º. E assoprar dentro da mascara para formar uma bolsa de ar e auxiliar na retirada do molde. Um outro colega segurou o molde e ajudou a desprender do rosto.

Importante: Para melhor o molde desprender com maior facilidade a vaselina em pasta é melhor que o creme para o rosto.

É preciso fazer o preenchimento do buraco do nariz com atadura gessada após a retirada do molde



Antes do inicio da confecção do molde preparamos a caixa com areia que serviu para acomodar e estabiliza lo, como se fosse uma “cama de areia”. Utilizamos uma caixa de papelão forrada com um saco plástico e com areia até a metade, colocamos o molde , verificamos se estava no prumo e bem estabilizado.

Seguindo com o processo é hora de preparar o gesso para o preenchimento do negativo.

Colocamos água em um balde para o preenchimento de dois moldes, acrescentei o gesso (cerca de 2 kg para cada molde) aos poucos como se estivesse peneirando até que o pó não afundou mais em toda superfície da água. Em seguida misturei bastante o mesmo com a mão até desmanchar os grumos.




Preenchendo o Molde com gesso


Depois de bem acomodado “na cama de areia” despejamos com cuidado o gesso no molde até ocorrer seu total preenchimento. Deve –se bater na mesa onde esta a caixa para que as bolhas de ar subam. Esperamos processo de secagem do gesso. Um modo de saber se já esta seco é quando o gesso esfria, pois o mesmo esquenta primeiro e depois esfria quando seca.






Retiramos a película de alginato com atadura de gesso do positivo de gesso, o resultado foi surpreendente na riqueza de detalhes aparentes do rosto do modelo, tivemos algumas pessoas que fizeram com alguns resquícios de maquiagem e esta sai no positivo.




Agora já com o molde positivo em fase de finalização, retirando as imperfeições deixadas por possíveis grumos de gesso( esta “limpeza” deve ser feita com ferramentas que permitem sua utilização sem danificar o molde, facas, estiletes).

Para finalizar impermeabilizamos o molde positivo com cera em pasta incolor.


Possíveis ocorrências:

O molde de uma das colegas quando tirado o positivo constatamos que a testa ficou defeituosa (afundou), este resultado foi esclarecido pela professora Luana, que constatou que na hora de colocar o gesso uma pequena quantidade derramou fora do molde negativo, o que fez ocorrer este problema.

Solução: O preenchimento do local danificado com gesso e depois lixar até chegar a anatomia real.



.


O resultado desta oficina foi muito satisfatório. Este é um processo que eu não conhecia, já tinha feito um molde antes onde foi utilizada uma outra técnica e o resultado não se compara a este.

O processo da cópia do rosto evidencia que o molde positivo (mortuário) dará o suporte no processo de confecção não apenas de uma mais de varias mascaras que serão coerentes a anatomia facial do ator dando –lhe conforto e segurança na sua utilização.





5 comentários:

  1. Como fazer uma pele artificial para este molde? Estou desenvolvendo um robô humanóide e gostaria de faze-lo o mais realista possível.
    O que devo usar e como proceder? Estava pensando em gelatina balística, você acha viável?

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno Klar, use Látex liquido. No mercado livre tem, ok? Abraços

    ResponderExcluir
  3. Como assim contornar o rosto com a tira de roupa velha? Tem que passar essa tira depois do alginato?

    ResponderExcluir
  4. Mas não ficou claro pra mim se a máscara será o alginato, ou a ideia é o gesso q foi colocado no final formar um molde pra daí fazee a máscara.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito bem explicado stylus.gv@gmail.com
    que DEUS abençoe todos o trabalho de suas mãos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir